Monday 11 February 2008

Toca a baixar!

A Comissão Europeia lançou um ultimato às operadores de telefone móvel da União: ou baixam os preços das SMS e das ligações móveis à Internet quando os utilizadores viajam no estrangeiro ou irá actuar severamente. Isto terá de ser feito antes de 1 de Julho. Como se sabe desde o ano passado que as operadoras foram obrigadas a reduzir os preços exorbitantes do roaming dentro do espaço único europeu. Agora uma efectuar uma chamada custa 59 cêntimos/minuto e receber no estrangeiro uma chamada custa 29 cêntimos/minuto. Mas se antes uma SMS custava 20 cêntimos agora custa 50 cêntimos.
A comissária Viviane Reding explicou que "o custo dos serviços de dados no estrangeiro deve ser o mesmo que é cobrado no mercado doméstico, ao qual acresce uma taxa mínima adequada ao custo de utilização da rede do operador do país onde o utilizador se encontra".
Os consumidores agradecem.
Acrescentou ainda a comissária: "o objectivo final é fazer com que mandar uma mensagem de texto ou um email de outro país da UE não seja muito mais caro do que fazê-lo a partir do próprio país, caso contrário não será possível falar num mercado único europeu."
"Mercado único europeu". Parece-me de fino recorte esta expressão e então eu pergunto.
O que vamos ter a seguir? Um mercado único europeu de impostos, de preços generalizados dos bens? Vamos ter em Portugal os mesmos salários que o resto dos parceiros europeus? Será?
AH porra! Estava a sonhar acordado. Isso não vai acontecer.

No comments: