Este fim-de-semana voltámos a cumprir esse ignóbil, absurdo e estúpido ritual da mudança de hora. Já li várias explicações, mas nenhuma me convence da sua utilidade ou benefícios.
Em termos meramente "legais" a explicação é a seguinte:
"A mudança da hora deve-se a uma directiva comunitária que determina que os países da União Europeia devem entrar na hora de Verão no último domingo de Março e adoptar a hora de Inverno no último domingo de Outubro, independentemente do fuso horário em que se encontrem.", in Público. E assim duas vezes por ano lá andámos nós atarantados durante 23 horas, até que nos apercebamos, de facto, que já estamos noutro fuso horário. No fundo é como se tivéssemos viajado para outro país, mas sem sair do mesmo local. E durante esse domingo - ou antes na madrugada - lá andamos a correr pela casa a acertar os 20 relógios. É o do pulso, é do hi-fi, é o do dvd, é da parede, enfim. Só não se acerta o do computador que já para isso está programado.
Porque se continua a repetir esta estupidez duas vezes por ano? Será para haver motivo de conversa na véspera ou durante as horas seguintes? Como quem fala do tempo com um desconhecido na paragem de autocarros ou no elevador? Mas em vez de dizer "amanhã parece que vai chover", questiona o outro - 'Por acaso tem horas que me diga?'. "Olhe, são 2h30." A que o outro interroga: "Mas isso é na hora antiga ou da hora nova?" É uma tripla estupidez. 1a e 2a o facto de se mudar duas vezes por ano e, depois, o facto de se atrasar/adiantar o relógio à 1 da manhã. Não podia ser ao meio-dia ou às 10 da manhã. Tinha de ser de madrugada!
Se o atraso dos ponteiros em Outubro nos faz ficar ainda mais deprimidos, quando o tempo solar já é, por si só, mais reduzido, por outro lado o adiantar dos relógios faz-nos ficar mais felizes, porque afinal pensamos que ganhámos mais qualquer coisa.
Sou totalmente contra esta ideia incongruente de estar sistematicamente a brincar ao tempo. Será para dar a sensação que, afinal, temos o poder de controlar o tempo? Ou será apenas por teimosia? Ou estupidez? Hoje, pela primeira vez após a mudança de hora, lá fui praticar 75 minutos de exercício físico.
E fiquei surpreendido com a quantidade de pessoas que encontrei a praticar exercício físico. E o facto é muito simples. É que para quem tem um horário laboral 9h-5h30 ou algo similar este horário é potenciador de maior actividade física. Alguém sente motivação para, após sair do emprego já de noite, ir para a rua praticar seja o que for? Se lá fora a luz natural persistir é muito mais cativante. Quando se fala na sociedade actual que uma larga maioria não pratica desporto, talvez valesse a pena pensar duas vezes antes de andar a brincar ao tempo.
Além disso, encontrei artigos que ligam o horário alargado de dia sol a maior produtividade e actividade, mais consumo, melhor humor, maior propensão à prática de desporto e menor risco de acidentes de viação. Se a isto juntarmos a redução do consumo de energia eléctrica - e os custos nos softwares e actividades que dele dependem - seria suficiente para terminar esta brincadeira de putos.
3 comments:
O relogio que controla o tempo no mundo, que marca a hora zero, determinada pelo famoso Meridiano de Greenwich (GMT - Greenwich Mean Time), nao e' alterado ao longo do ano, mantendo o que vulgarmente se designa "horario de inverno". Aquele de que ninguem gosta e', afinal, o tempo real.
Agradecam a alteracao primaveril aqueles que dela discordam, uma vez que a verdadeira alternativa possivel seria seguir rigorosamente o GTM e continuar a voltar para casa de noite apos o trabalho, todos os dias, excepto nos longos e luminosos dias de verao.
Então que se fique sempre na hora que proporciona mais tempo diurno no período vespertino
O GMT foi definido em 1884 e manteve-se inalterado desde entao. Se Portugal e o Reino Unido adoptaram este horario (pela localizacao proxima do meridiano de Greenwich e consequente longitude proxima de zero, que por acaso seria melhor adaptado a Espanha), entao devem segui-lo em rigor. A hora atomica (UTC), sendo mais recente, e' constantemente adaptada de forma a coincidir com o GMT.
Post a Comment